Aumento no número de queimadas assusta moradores na região de Itapetininga


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Jornal O Avaré 09/07/2018 08:08:14

O número de focos de queimadas em terrenos dobrou este semestre em relação ao ano passado nas cidades da região de Itapetininga (SP) e em todo estado de São Paulo, segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
 
Em Laranjal Paulista (SP), os moradores afirmam que estão inconformados com a situação. A artista plástica Rosa Pillon conta que tem sua saúde e a de seu marido afetadas pela fuligem encontrada diariamente no quintal de sua casa.
 
 
“Todo dia você abre a janela do quarto e vê o quintal cheio de fuligem. Isso está dando um transtorno na saúde e no gasto de água tratada. Eu sou muito alérgica, então, eu me sinto muito mal com esse problema. A população está tendo dois prejuízos: encontrar remédio e gastar água”, diz.
 
 
A moradora ainda afirma que há dias encontra dificuldade para sair de casa.
 
 
“Há dias que Laranjal fica inteiro branco, não é neve, não é neblina, é a fumaça", diz.
 
 
O responsável pela Defesa Civil, Antonio Carlos, afirma que já foram feitas 325 notificações na cidade, que resultaram em 108 multas este ano. A multa pelas queimadas pode chegar a R$ 435.
 
 
“Ano passado tivemos cerca de 400 notificações. Este ano já estamos com 320 e pedimos a contribuição da população, pois, como o tempo está muito seco, uma simples bituca de cigarro pode desencadear uma queimada”.
 
 
O capitão do Corpo de Bombeiros Paulo Vinicius dos Reis afirma que o número de atendimentos está dentro da média da região para essa época, sendo de 5 a 6 por dia. Contudo, afirma que a principal causa das queimadas é a falta de conscientização dos moradores.
 
 
“A pessoa quer limpar o seu terreno e acaba afetando a comunidade em torno. Pedimos de forma educada que pensem no próximo para que possamos tomar um caminho melhor e evitar esses problemas”, afirma.
 
 
Queimadas na região
 
 
 
 
Além de Laranjal Paulista, outras cidades da região registraram queimadas nos últimos meses, de acordo com os bombeiros:
 
 
-Em Avaré (SP) já foram registrados 16 casos desde o início de julho.
 
-Em Piraju (SP) ocorreram oito incêndios durante o mês de julho
 
-Em Itapeva (SP) os bombeiros atenderam cerca de 10 chamados desde o dia 26 de junho
 
-Em Itaí (SP) foram registrados cinco casos desde o dia 26 de junho
 
-Em Tietê (SP) foram três ocorrências neste início do mês de julho
 
-Em Itapetininga (SP) a média é de quatro casos por dia
 
 
O Ministério da Saúde afirma para os que vivem próximo a essas áreas de incêndio que tomem medidas de proteção, como fechar as janelas e portas, e umidificar o ambiente da casa.
 
 
Qualquer pessoa que tenha inalado fumaça e resíduos provenientes das queimadas deve recorrer a uma supervisão especializada, pois mesmo em pequenas quantidades as substâncias tóxicas podem causar sérios danos à saúde.
 
 
 
Fonte: G1.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também