Carnaval equilibrado para curtir sem medo

Destaque
Jornal O Avaré 18/02/2020 09:00:00

Como curtir os bloquinhos e a folia do carnaval sem precisar exagerar nas bebidas alcoólicas e nas comidas gordurosas? Veja 5 estratégias para incluir na rotina de cuidados dessa época.


1. Água deve ser sua prioridade!

Com o agito, o calor e as festas, nosso corpo tende a se desidratar com maior facilidade, eliminando líquidos em forma de suor. Por isso, o ideal é sempre levar uma garrafa de pelo menos 1 litro, para manter a hidratação. Na rua, opte por escolher bebidas como água de coco e suco naturais de frutas, que também contribuem com a oferta de nutrientes e reposição de eletrólitos (sódio, potássio, etc).

 

2. Programe sua rotina alimentar.

Nos 4 dias de folia, nada de ficar longos períodos em jejum. O ideal é realizar pelo menos três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches nos intervalos, compostos por alimentos nutritivos, como snacks integrais, frutas, iogurtes naturais, oleaginosas. Evite salgadas fritos ou alimentos muito açucarados, pois podem gerar fadiga ao longo do dia e você não curtir do jeito que esperava, além de serem pouco nutritivos.


3. Opte por vegetais verde-escuros nas principais refeições.

Os alimentos como couve, brócolis e agrião possuem uma alta concentração de compostos sulfurados, capazes de atuar no processo de desintoxicação, auxiliando no funcionamento do fígado. Nesses dias, com o maior consumo de bebidas alcoólicas, é essencial cuidar do fígado!


4. Se for beber, intercale com um copo de água sempre!

Para pessoas que não deixam de curtir com uma bebida alcoólica, atente-se à quantidade ingerida. Uma dica é intercalar com água para evitar a desidratação e os sintomas da famosa “ressaca”.


5. Divirta-se com equilíbrio e cuidado!

Momentos de alegria fazem parte de um estilo de vida saudável! Curta seu carnaval com equilíbrio, mas não deixe de exaltar felicidade e boas energias ao lado das pessoas!

 


*Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”.

Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também