Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Avaré (Semads) reabriu ontem, dia 7, o prédio do Centro Dia do Idoso (CDI) de Avaré.
O prédio passou por reformas de correção estrutural depois que a Prefeitura constatou diversos problemas na obra inaugurada em setembro de 2014. Apesar de ser uma construção relativamente nova, o interior do CDI apresentava avarias visíveis em boa parte do piso, paredes, teto, devido a incorreções de projeto. A Prefeitura notificou a empresa e o engenheiro responsável pela construção do prédio. Com a inércia da empresa, o engenheiro notificado assumiu as despesas necessárias para as correções feitas nos últimos 50 dias.
Desde o início das obras, os atendimentos feitos no Centro Dia do Idoso foram transferidos para a Vila Dignidade, residencial com 22 casas que abrigam permanente ou temporariamente, idosos acima de 60 anos.
Com a sua estrutura reformada, o CDI voltará a atender os atuais 19 idosos cadastrados, provenientes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no serviço que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Fernando de Morais, 240, Alto da Boa Vista.
A equipe do CDI busca e leva os assistidos em suas residências. Fornece três refeições diárias com café da manhã, almoço e lanche da tarde. No local, uma equipe multidisciplinar oferece atividades de terapia ocupacional incluindo práticas lúdicas e dinâmicas, estímulo à socialização e orientações de prevenção de danos e risco à saúde, além de alongamento. Sessões de cinema são realizadas com a exposição de filmes antigos para ativar o resgate da memória dos usuários.
O CDI conta com monitores, auxiliares de saúde, serviços gerais, terapeuta ocupacional e tem acompanhamento de psicólogos e médicos da Secretaria Municipal da Saúde. Uma parceria com a Faculdade Sudoeste Paulista (FSP) permite que estagiários do curso de fisioterapia da instituição desenvolvam atividades com os assistidos, sob a supervisão de professores.
A coordenação diária do Centro Dia do Idoso “Luiz de Paschoal” é feita por uma assistente social em tempo integral. Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, “a oportunidade dos trabalhos retornarem ao local é muito importante, pois toda a estrutura foi pensada e construída com o objetivo de tornar o dia a dia dos assistidos muito mais confortável. Com a devida reforma nas instalações do CDI, o trabalho pode continuar sendo feito com o máximo de cuidado que os idosos e seus familiares merecem”.
Fonte: Jornal do Ogunhê.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187